terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ó Mãe, porquê??

Hoje a caminho de casa, estava eu e o Miguel no carro enfiados no meio do transito, começou a chover. Ligo os limpa-parabrisas.
E começa o Miguel:
- Mãe, o que é isso - apontando para o vai e vem
- É o limpa-parabrisa, amor.
- Porquê, mãe? - percebi imediatamente que ia ter mais uma daquelas sessões de perguntas em que qualquer resposta serve, mas às quais me dou o trabalho de responder sempre com a mesma seriedade educativa, psudopedagógica e às vezes já quase a arrancar os cabelos.
- Então, Miguel, porque começou a chover e se não os ligo neste botão, não consigo ver nada.
- Porquê, mãe?
- Porque se não vejo, não consigo conduzir e depois não chegamos a casa.
Faz-se uma pausa de silêncio.... e eu a pensar, mas o que vem ai agora?
- Ó mãe, porque é que chove?
Pronto, a seguir vai-me perguntar de onde é que os bebés veêm, pensei com um sorriso!
- Miguel, lembras-te do mar e dos rios? Então, o mar e os rios são de agua e quando está muito calor a agua prefere ir para as nuvens. Quando já há muita agua nas nuvens, começa a chover, que é quando a água quer voltar para o mar e para os rios.
A resposta dele :D
- Porquê? Porquê? Porquê? Porquê?... Porquê? Porquê? Porquê? Porquê?... Mas Porquê????
A cantarolar a musica da rubrica do Nuno Markl, da Antena3
Percebi nesse momento que o meu filhote, de três anos e meio, tinha plena consciencia que a piada é mesmo perguntar e que eu até lhe podia dizer que o prato da comida se tinha atirado da janela pelos seus proprios pés e tinha sido apanhado pela cegonha, que na viagem de volta da Nigéria, resolveu dar uma voltinha pelo Tejo e que no fim e por culpa da teoria do caos, o bater de asas dos pés do prato tinham feito a chuva....

Sem comentários: