segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Comportamentos

Sempre reagi de forma estranha à manipulação. Lembro-me perfeitamente de, em criança, reagir de forma passiva/agressiva e irritada às tentativas de manipulação dos meus pais. À medida que fui crescendo essas respostas foram sendo identificadas como "mau-feitio" ou "não se pode dizer nada" ou ainda (a minha preferida e que ainda hoje ouço) "só faz o que quer". Deste lado a unica coisa que crescia era o mal estar e a irritação com as chantagens emocionais e outras manipulações mais ou menos disfarçadas.
Durante todos estes anos identificava a sensação, mas não o mecanismo. Ou seja, a situação fazia-me sentir extremamente desconfortável, reagia agressivamente e só depois conseguia perceber que me tinham tentado manipular. Esta é uma sequencia que não é facil de alterar. Nunca o tentei de forma consciente. Nunca foi preciso. A unica coisa que comecei a fazer foi expor de forma irritada a tentativa de manipulação.
Este fim de semana aconteceu-me uma coisa "engraçada". Aconteceu-me uma sequencia diferente. Tão diferente do que era habitual que ainda a estou a digerir.
Percebi imediatamente que me estavam a tentar manipular, não reagi, fiz-me de loira tonta (que às vezes até sou) e entrei na "brincadeira". Não confrontei a pessoa com o seu comportamento e deixei-a acreditar que tinha conseguido mais ou menos o que queria... dei umas quantas voltas a mim própria para não me chatear com a situação. E sempre com uma sensação de espanto pelo meu próprio comportamento de "Deixa pensar que sim"...
Olha que esta... A reacção agressiva surgiu umas valentes horas depois e desapareceu em menos de nada.
Até é engraçado. Imagino perfeitamente a imagem de alguém a brincar com as mãos e a fazer sombras numa parede. Tem que ir fazendo ajustes aos seus movimentos para a sombra se assemelhar o máximo possivel com o que quer ver. E de repente a sombra ganha vida própria e deixa de ser controlada pelas mãos... Se isso me acontecesse apanhava o maior susto. Mas se não fosse eu talvez tivesse uma reacção muito diferente...
People are strange when your a stranger

2 comentários:

Carla Guiomar disse...

A alegoria das sombras.. está muito interessante. À medida que crescemos vamos também fazendo crescer os nosso cordéis... fazendo dançar as nossas sombras... e à medida que amadurecemos, percebemos que eles estão lá e que temos o poder de os usar... ou não. Soa-me a liberdade?... Beijo!

Cris disse...

Olá linda Caracoleta :)

Fazemos crescer os nossos cordeis e achamos que somos mais livres por isso... Fazemos sombras diferentes e achamos que somos mais livres por isso... e isto dava uma conversa de horas :) livres de que? Liberdade para escolher o que? Livre-arbitrio? Nem imaginas as voltas que tenho dado com isso...

A única liberdade que encontrei até agora é tão interior que quase não se ve...é aquele tipo de liberdade que me diz que as coisas são como são, sem comodismos nem lutas. É aquele tipo de liberdade que me diz que não faz mal :) Que só tenho de respeitar e seguir o que sinto. E mesmo assim em dou por mim, de quando em quando, a repetir habitos e padrões antigos... e sabes que mais? Também não faz mal :) É a liberdade da consciencia crescente.

Beijos! *

Vais ao Entrudanças??? :D Temos que ir dançar ;)