quinta-feira, 21 de maio de 2009

Anjo ou Diabinho

Há já alguns dias que entro no quarto do meu filhote, respiro fundo perante a desarrumação, faço a cama e volto as costas sem arrumar nada mais que a roupa dele. Todos os brinquedos e livros têm sido cuidadosa e meticulosamente espalhados, por ele, até à porta. Desvio o essencial do caminho e ignoro toda a bagunça. Quem tem um quarto com brinquedos sabe a quase inutilidade de os arrumar... passados 30 minutos está igual ou pior que antes da arrumação. E decidi que não o ia voltar a arrumar até ao fim de semana!
Hoje de manhã fez-me uma surpresa. Depois do pequeno almoço e enquanto nos preparava para sairmos de casa, arranjou o tempo necessário para arrumar nas caixas e estrategicamente encostados às paredes, todos os seus brinquedos. Não lhe tinha pedido nada, nem tinha referido o facto de ter o quarto num pequeno caos. Arrumou tudo por iniciativa própria! Fiz-lhe uma festa, incentivei-o a voltar a fazer o mesmo e fiquei toda contente e orgulhosa!
Levei-o ao colégio e reparei que tinham colado os trabalhos da sala dos 5 anos no corredor. Os trabalhos eram sobre o que cada criança queria fazer quando fosse grande. Não a profissão, mas coisas que gostariam de fazer... e havia as frases e desenhos mais deliciosos! Desde quererem andar às costas de um elefante, num circo; irem ver televisão às escondidas; saltar na cama e no sofá; pintar os olhos - escrito por um menino!. Houve um em particular em que me fartei de rir. Um dos meninos dizia que queria poder colar pastilha elástica no cabelo das pessoas!
A educadora do meu filhote apanhou-me a rir do trabalho e aproveitei para lhe perguntar de quem era.
Ela, em vez de me responder, comenta a rir: "É giro, não é? Este podia ter sido o Miguel a fazer!"
.
.
.
Caiu-me o queixo, olhei para ela com a maior cara de espanto... Não podia estar a falar do mesmo anjo que tinha arrumado o quarto por iniciativa própria, logo de manhã! Não podia estar a falar do doce que me acorda com beijos e abraços! Trocam-me o filho, todas as manhãs, depois de o levar à escola, porque não podia estar a falar do Miguel!!
.
.
Quer dizer.... o rapaz faz umas engraçadas.... mas são brincadeiras inócuas. Do genero, fazer cócegas a perfeitos desconhecidos na rua, só porque lhe apetece ou engraçou com a pessoa. De me deixar a mão, só porque passou uma menina e poder ir atrás dela - Sim o rapaz começa cedo!
Tem saidas e faz comentários e brincadeiras que me deixam a assobiar e a perguntar-me se consigo fazer de conta que não é meu filho. Mas isso só acontece porque ele tem de descarado o que eu tenho de reservada. Não é porque se porte realmente mal....
Todas as mães devem passar por este momento. Aquele fatidico momento em que são obrigadas a perguntar-se se o anjo que estão a educar não será afinal um pequeno diabinho disfarçado!
.
.
Fiz rewind e pergunto à educadora - Mas explique-me lá isso... o Miguel porta-se mal aqui na escola?? É mal educado? Conflituoso? Faz disparates destes??
A educadora percebe o meu ar de espanto, faz uma pausa e responde cuidadosamente - Não, ele não se porta muito mal.... tem de doce, meigo e obediente o que tem de reguila! Quer dizer.... quando há confusão ou bulha, o Miguel está lá metido, mas não se porta mal...
.
.
.
Confesso que a resposta não me deixou satisfeita. Mas tenho plena noção que isto é excesso de testosterona. A unica forma de resolver a situação é ensina-lo a direccionar bem toda a energia que tem... É, mais cedo ou mais tarde, enfia-lo nas artes marciais ou em qualquer outra actividade fisica que lhe exija concentração e muito gasto de energia.
. . .
Isso e... um seguro de responsabilidade civil??

5 comentários:

Inês disse...

Ah! Como eu adoro crianças assim :) Bom, bom é que elas aprendem quando a liberdade delas está a interferir com a liberdade dos outros. De resto estão só mesmo a aprender. O que podem fazer e o que não podem fazer. Quais são os seus limites e os limites dos outros. Quando ao seguro da responsabilidade civil... Bom acho que não vai ser necessário.

E já agora o que ele quer fazer quando for grande?

Beijos todos

Cris disse...

Os trabalhos eram do ano a seguir ao dele :D
É provável que ele não tenha esse tipo de confidencias comigo LOL
Sei bem o pestinha com ar de anjinho que tenho em casa :D E o pior é que acho imensa piada... ehhehe quem sai aos seus não degenera ;)
Beijo no coração *

Bruno Júlio disse...

Além disso parece que vai ser um Casanova, atrás das meninas já tão novinho! :)

Cris disse...

Olá Bruno :)
Não estás a ver bem o que aqui está... Até conseguia dizer que a culpa é da Camila :D Desculpa lá Inês, mas foi a tua filhota linda que convenceu a 1ª vez o Miguel a ir para debaixo da mesa dar beijinhos lol É que a partir daí ele não perde a oportunidade de convencer todas as meninas a fazer o mesmo :D
E a ultima vez que me falou disso tinha 3 namoradas.... Camila incluida lol
Casanova?? eheheh é possivel, é possivel... desde que seja feliz!
*

Anónimo disse...

Deua que ótimo! E como me fez rir e recordar, pois o meu já é um homem, mas me fez também... Em todos os paises todas as crianças são iguais, apenas crianças não é?
abraços, Léah