sábado, 27 de junho de 2009

Linhagem

A corda estica, estica e ainda não quebrou...
Sinto pequenos filamentos a quebrar, mas a estrutura mantém-se intacta...
Esta foi uma semana repleta de emoções, de acontecimentos, de reviravoltas, de surpresas e sintonias.
Há um olhar que não esqueço. Um olhar dos olhos verdes mais profundos que conheço, após um abraço, após um longo dia. Após decisões. Um olhar de reconhecimento, de espanto, de aceitação, um olhar que não esperava. Um olhar do mais puro amor, de um agradecimento profundo, um que conheço há 4 anos. Mas este foi-me dirigido... à criança que fui, à mulher que me tornei.
Como se fosse possivel tomar qualquer outra decisão. Como se eu não compreendesse a dor de uma tremenda perda, de um desajuste, de um acumular de dor e frustração. Como se tivesse outra para além dela... como se fosse possivel, após aquele dia ter qualquer outra atitude.
Podendo ter todos os defeitos, podendo ter nela muitos dos traços que me enervam em mim. Tem muito mais que isso. Tem a humildade, a simplicidade, a generosidade, a capacidade de congregar pessoas à sua volta, o sentido de humor mais retorcido, o riso mais extraordinário que conheço. Tem o abraço mais doce e as mãos mais macias.
Refila quando tem fome, protesta quando não tem tranquilidade e, muitas vezes, tem os comentários mais despropositados. Reclama com quem sabe que lhe perdoa tudo, quantas vezes sem motivo.
Aprendi a sorrir a tudo isto e a apreciar todos os outros gestos.
Aprendi com ela a seguir os meus sonhos, a ceder a impulsos loucos, a viver um dia de cada vez.
Aprendi através dela o valor dos pequenos gestos e o valor de grandes gestos. Aprendi a reconhecer a grande mulher por detrás da figura pequena.
Conheço-a desde sempre e não pára de me surprender.
Descobri que dança melhor que anda, que escolheu o seu estilo de vida e não está disposta a abdicar dele, que é feliz exactamente onde está e não se imagina de outra forma.
Descobri que abdica de si mesma pelos que ama...
É a minha referencia humana, a minha referencia em valores...
Esta semana fui eu que tomei as decisões, que confortei, que assegurei conforto, tranquilidade e segurança. Apesar de todas as estranhas decisões, apesar dos afastamentos, de não ter lá estado num momento em que precisei, não poderia ter feito outra coisa.
Porque apesar de tudo, foi o que ela me ensinou...

Sem comentários: