quinta-feira, 9 de abril de 2009

Falar

Como é que, aos 34 anos, continuo a não conseguir abrir a boca para dizer de forma simples e fluida o que preciso de dizer? Como é que a boca se fecha, os lábios se cerram e a garganta se bloqueia desta forma?
Como é que os dedos voam para escrever num teclado à velocidade dos pensamentos, a caneta se move rapidamente e as palavras não saiem?
Quando é realmente preciso, quando tenho tudo o que tenho cá dentro, não o consigo.
Depois, é claro que só sai sob pressão, já a explodir, incontrolável, só porque deixo as emoções reprimidas e contidas. Bem seguras.
Quem está do outro lado ou tem muita paciencia ou é adivinho ou percebe e sabe esta diferença e tenta dar-me linhas para eu cozer um discurso minimamente compreensivel.
Como é que dou aulas sem dificuldades, passo conhecimento sem dificuldades, sou capaz de falar, comunicar, motivar e partilhar em frente a uma turma e não sou capaz de partilhar de forma facil com "aquela" pessoa? Como é que falo sobre o que sinto com amigos, com as pessoas do meu coração, mas não consigo contigo?
Como é que trabalho isto há já alguns anos, vejo e constato melhoras mas a dificuldade continua, o nó continua e os lábios continuam a cerrar-se?
Não escrevo para me obrigar a falar e mesmo assim não funciona.... escrevo para me obrigar a falar e mesmo assim não funciona.... trabalho formas de expressão, de comunicação, trabalho a questão energética e mesmo assim não funciona.... melhora, mas não resolve. Trabalho as orrigens disto e mesmo assim....
Passo 3 dias a mentalizar-me que vou conseguir, a desapegar-me dos resultados do que possa dizer e na hora H.... nada! Nada!
Isto é meia verdade, porque consegui dizer algumas meias-coisas... mas a forma como digo!! Ó minha nossa senhoira!! Não há pachorra!
Pego nalguma coisa para escrever e lá vai! Nem é preciso reler!
Percebo e aceito que me expresso melhor pela escrita, mas era simpatico as palavras sairem-me pela boca, sem ficarem a meio, sem precisar de 5 minutos de silencio e espera para começar a dizer alguma coisa, só para constatar que, como os pensamentos continuaram, a boca já não vai a tempo.... só para me irritar e ficar com a sensação que as palavras vão ser despropositadas...
Sei exactamente a origem disto. Sei exactamente o que me faz hesitar no momento de falar. Sei exactamente! Sei o que está por detrás deste comportamento. Sei perfeitamente que estou a dar continuidade a uma estranha castração. Mas ainda não consegui mudar...
Quando é que vou conseguir abrir os lábios e falar sobre o que sinto?

2 comentários:

a.mar disse...

Os olhos do outro são uma barreira.A energia do outro interfere com a nossa. A incerteza da compreensão do outro é um muro. Então quando esse outro é como uma magestade...
Isso também quer dizer que a maioria das coisas que temos para dizer, não são para dizer.
E que se estás três dias a mentalizar uma conversa, ela está muito ensaiada e não sai verdadeira, é uma representação. Ou ainda há dúvidas.
Mas isso não é problema nenhum. Ninguém é perfeito.
Se nós temos umas qualidades, os outros também têm outras qualidades diferentes.
Se os outros não entendem, é porque não têm capacidade ou não querem compreender.
Ou simplifica mais.
Diz o que tens a dizer em três ou quatro palavras.
Descontrai-te. Respira fundo três vezes.
:)
Uma vez preparei uma mensagem escrita (porque não conseguia falar e tinha que falar) muito bem preparada, muito bem escrita e mandei à hora que achei certa. Tinha tudo para funcionar.
O envio falhou.
Bolas!
Tanta programação!
Era porque não tinha de ir.

Cris disse...

Linda, estive 3 dias a mentalizar e a visualizar-me a dizer o que tivesse que dizer. Nunca a ensair um discurso ou uma conversa.... simplesmente a abrir a boca e a deixar sair qualquer coisa de perceptivel...
É um facto que, desta vez o melhor foi mesmo ficar calada. Entendemo-nos na mesma :)Mas isso é beneficio de quem estava à minha frente e devido ao dedo que adivinha dele ;)

Os ses não escrevem história e esta dura à muitos anos.... existem momentos em que sei que não disse porque não era suposto. Mas quando sei que é suposto, que devo, tenho de dizer o que sinto e as palavras não saiem... Aí é um padrão, que repito e repito e repito. A minha luta LOL (isto está a ser escrito depois de ter colocado o post sobre baixar os braços) é exactamente quebrar este padrão que dura à demasiados anos e que me limita. Sei a origem, identifico o padrão ainda antes de acontecer, trabalho, visualiso, mentalizo o conseguir comunicar e na hora certa....

Antes de identificar o padrão, há alguns anos, tinha amigdalites (40º febre e coktail de antibioticos) de dois em dois meses.... Chegou a este ponto. Hoje em dia se tenho uma de dois em dois anos é uma sorte. A ultima que tive foi no Natal e passei-me completamente, porque repeti exactamente o padrão original com a pessoa original. Bonito? Not...

Beijo, linda e encantada Margarida
Gosto de Ti :)*