sábado, 11 de abril de 2009

Mestres e Iluminação

Mais um mail enviado que, devidamente editado, vale um post pela actualidade ;)
.
Foi enviado em resposta a este pequeno e delicioso link:
.
"É tão cheio de ego e limitações aquele que ainda não conseguiu baixar os braços e apenas sentir (e estar) aquilo que é, como aquele que se diz detentor da verdade...
.
Ainda um destes dias tive uma conversa com um amigo sobre conseguir ou não ignorar o canal (a pessoa) que está a passar uma ferramenta, aprender a ferramenta em questão e utiliza-la (ou não), sem perder a noção que aquela pessoa que a ensina, também está no seu caminho e que, iluminada é provavelmente a ultima coisa que está...
.
Cada vez mais percebo que todas as tecnicas ensinadas, todos os rituais, toda a informação que é semi-transmitida serve apenas um proposito: Ganho de poder. Por uma razão ou outra. O que me leva a querer aprender uma asana e a beneficiar dos seus resultados? O que me leva a dar metade da informação?
.
A maioria dos intitulados "mestres" que por aí andam, de uma forma ou de outra, acabam por tratar as pessoas que só procuram respostas, como crianças.... e o pior é serem maus pais... só te dou isto se fizeres isto; só no Natal, se te portares bem; eu é que sei o que é melhor para ti...............................................
.
Se pegamos numa moto serra para tentar descascar uma maçã é normal que a maçã não acabe em bom estado e nós até podemos achar que perdemos alguma coisa, que a situação foi perigosa e foi uma sorte não nos magoarmos..... mas aprendemos que a moto serra não serve para descascar, nem cortar coisas pequenas e que há-de ter a sua utilidade. Mesmo que não nos sirva, pode servir para alguém.
.
Nenhuma tecnica é errada, nenhuma ferramenta é errada, não existem "baralhos maus", assim como não existem asanas más, nenhuma palavra é má, nenhuma acção é má.... as coisas são o que são por si mesmas. E não nos levam a nenhum lado a não ser onde queremos ir (se caminhamos sozinhos) ou estamos a ser levados (quando caminhamos orientados por um "guru"). Porque o que conta em qualquer ritual e na utilização de qualquer ferramenta é a INTENÇÃO com que o fazemos. E aceitar tudo de olhos fechados é estar a desresponsabilizarmo-nos dessa utilização. É desresponsabilizarmo-nos do mais importante: CONSCIENCIA!
.
Consciencia e responsabilidade!
.
E existe uma diferença brutal entre (in)conscientemente estar a tentar ganhar poder e.... simplesmente baixar os braços. Respirar fundo. Só, respirar fundo e sentir o sorriso que se forma. Sentir o sorriso no corpo todo. E nesse momento até o mundo ganha uma luz diferente. Momentos de iluminação toda a gente os tem :)
.
Comecei sozinha a meditar, ainda sem o saber, em frente ao mar. Precisei de ler e falar com pessoas, de tentar e experimentar coisas diferentes para verificar o que me servia e o que não me servia. E a unica linha que sempre me conduziu foi: sentir-me bem comigo e com os outros, deitar a cabeça na almofada à noite e dormir descansada. E se o sorriso dos olhos me perseguisse é porque estava no bom caminho :) No bom caminho para aprender a baixar os braços a cada obstaculo. Como somos seres extraordinários e teimosos andamos sempre à procura de obstaculos diferentes lol
.
O que mais ouço dentro de mim, desde que resolvi desistir da pessoa que era há alguns anos é tão simples como:
.
Sê, sente, vive plenamente; Simplifica; e mais engraçada: Põe a mesa como quiseres, usa os talheres de prata e os melhores pratos, se te apetecer, ou usa apenas as mãos e uma malga.Porque a unica coisa importante é comer.
.
Simples? LLOOOLLLL O problema é que tenho tanto ego como qualquer outro e gosto de complicar ;) Então procuro formas e ferramentas para descomplicar. Para desligar o complicometro. Tudo o que me é apresentado como espiritualidade e não serve esse proposito.... não me serve.
.
Parte da minha conversa e linha de pensamento é consequencia, não do ioga em si, mas dos discursos que a seguem... que servem de teste à minha escala de importancia e me servem para perceber um pouco mais como nos movemos uns com os outros... O resto são puros devaneios :D
.
Os caminhos para o topo da montanha são infindáveis :) Mas esquecemo-nos tantas vezes que esse caminho é ilusório.... na realidade nós já lá estamos LOL Só que nos esquecemos e tentamos andar, caminhar, chegar a algum lado
.
E para finalizar.... :) Cada um tem o seu caminho, os seus tempos, as suas escolhas! Respeitar isso é uma forma de practicar uma coisa maravilhosa que se chama Aceitação.
.
eheheh adorei quando ele às paginas tantas diz mais ou menos que o conhecimento espiritual, a iluminação não é mais nem menos que sermos um reflexo da intemporalidade ("deus"). E que isso serve o fascinio que a intemporalidade tem de se reconhecer a si propria :D Lindo!"

1 comentário:

Cris disse...

E esta foi a resposta, depois de um relatório nonsense :D, à minha resposta ;)

"Diria alguém, a nossa tarefa não é procurarmos o amor, mas simplesmente encontrarmos todas as barreiras que construímos dentro de nós contra ele. Não vos parece uma óptima forma de terminar este relatório nonsense?"

Beijo em ti, Mariana *